Informação Técnica - Artigos

Escolha uma opção abaixo para saber mais detalhes sobre os sistemas construtivos, normas técnicas de blocos para piso e alvenarias e apostilas com manuais e melhores práticas.

Pavimentos intertravados - Prática recomendada 1 (17/4/2012)
ABCP - Pavimento intertravado

Por Dentro de uma Fábrica de Blocos de Concreto (13/09/2010)
Revista Prisma - Pavimento intertravado

Acredite: Rodovias com Intertravados já são Realidade (13/09/2010)
Revista Prisma - Pavimento intertravado

Pavimentos Intertravados: Cuidados na Concepção e na Construção (13/09/2010)
Revista Prisma - Pavimento intertravado

Paradigmas e Mitos sobre os Pavimentos Intertravados (13/09/2010)
Revista Prisma - Pavimento intertravado

Pavimento intertravado (13/09/2010)
ABCP - Pavimento intertravado


Páginas:
 

Sub-Categorias



Artigos em Destaque


Pavimentos Intertravados: Cuidados na Concepção e na Construção
Artigos - Pavimento intertravado
O pavimento com peças pré-moldadas de concreto teve seu desenvolvimento acelerado na Europa nas obras de reconstrução após a 2ª Guerra Mundial e desde os anos 1950 tem sido usado no Brasil. Entretanto, por razões diversas, que passam pelo descaso ou inadvertência na concepção de projeto, até o desconhecimento de processo executivo, tem-se observado no meio técnico a idéia de que esse tipo de pavimento é apenas uma alternativa às pavimentações “tradicionais”.

 

Acredite: Rodovias com Intertravados já são Realidade
Artigos - Pavimento intertravado
Sim... já é fato bem conhecido por todos, que os romanos construíram um sistema viário com mais de 85 mil km de comprimento, que se estendia desde Newcastle upon Tyne (ao norte do que hoje é a Inglaterra) até Petra, na Jordânia, de onde partiam as “caravanas do incenso” até o lêmen.

 

Paradigmas e Mitos sobre os Pavimentos Intertravados
Artigos - Pavimento intertravado
Uma parte do conhecimento humano se baseia na observação dos fenômenos naturais. Essa observação permite obter conclusões sobre o comportamento dos materiais e sobre o que se pode esperar deles. Este processo permitiu ao homem grandes conquistas, mas também o impediu de avançar rapidamente, quando as observações apontam no sentido contrário do real. A aceitação pura e simples de uma observação ingênua pode levar a alguns conceitos paradigmáticos, que carregam “um certo grau de verdade”. Vamos citar alguns exemplos que “fizeram carreira” ao longo da história humana: “A Terra é plana”; “O Sol gira ao redor da Terra”; “Nenhum objeto mais pesado que o ar pode voar”.