Informação Técnica - Normas

NBR 6136:2007 - Blocos Vazados de concreto simples para alvenaria - Requisitos (13/09/2010)
ABCP - Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto

Objetivo
Esta norma fixa os requisitos para recebimento de blocos vazados de concreto simples, destinados à execução de alvenaria com ou sem função estrutural.


Pontos relevantes
- Os blocos vazados de concreto podem pertencer a quatro classes: A, B, C e D (sendo classe A estrutural para obras acima ou abaixo do nível do solo; B e C estruturais para obras acima do solo; e D blocos de vedação).

- Em relação às suas dimensões, os blocos devem cumprir tolerâncias de (-) 1,0mm para cada valor individual.

- A resistência à compreessão mínima dos blocos é:
....- Classe A - > 6,0 MPa
....- Classe B - > 4,0 MPa
....- Classe C - > 3,0 MPa
....- Classe D - > 2,0 MPa

- Na compra deve-se especificar a classe, resistência e dimensões dos blocos.

- A norma estabelece os valores máximos de umidade dos blocos.

- Para amostragem, cada lote deve ser formado por blocos com mesmas caracterísitcas, destinados a uma área de construção de no máximo 1.000m2 de parede, e na quantidade de até 20 mil blocos.

- Até 10% do lote pode ser substituído, caso contrário o lote pode ser rejeitado.


Riscos do não atendimento
- O não atendimento da resistência especificada em projeto pode resultar em desabamentos, trincas e comprometimento da estrutura.

- O desrespeito às tolerâncias gera: desalinhamentos e desaprumos das paredas, custos adicionais com consumo de argamassa de revestimento e alteração da excentricidade de cargas.

- Valores de absorção fora das especificações causam: diminuição da estanqueidade, perda de aderência e aumento de fissuração da argamassa de revestimento. Podem ocorrer também maior proliferação de fungos e bolor e maior formação de eflorescência.