Informação Técnica - Artigos

Pavimento intertravado (13/09/2010)
ABCP - Pavimento intertravado

Por serem mais práticos e modernos, os blocos de concreto estão sendo cada vez mais utilizados no Brasil para a revitalização de áreas urbanas, como calçadas, praças, ruas, avenidas, parques e condomínios. Em função da variedade de cores e formas e por suportar pesos elevados, o custo em relação às outras alternativas é competitivo, diante de vantagens como maior durabilidade, baixo custo de manutenção e treinamento simplificado da mão-de-obra especializada.

Além disso, os blocos de concreto facilitam o escoamento da água, retém menos calor (não agredindo o meio ambiente) e podem ser retirados e recolocados com facilidade, evitando quebras e desperdício de matéria-prima.

Entre 2001 e 2003, o consumo nacional do pavimento intertravado cresceu 41%. Muitos arquitetos estão utilizando os blocos para desenvolvimento de projetos paisagísticos e a revitalização de centros urbanos e históricos. Os pisos intertravados podem ser vistos em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) Jundiaí (SP), Blumenau (SC), Florianópolis (SC), Recife (PE), Itapema (SC), Ilhabela (SP), Porto de Santos (SP), Porto de Belém (CE), entre outros.

Através de atividades pró-ativas e comprometimento com parceiros e prefeituras, a ABCP tem como objetivo mostrar as vantagens do piso intertravado para a acessibilidade e torná-lo uma alternativa para atender com qualidade e eficiência, a fluidez, o conforto e a segurança para os pedestres.