Informação Técnica - Artigos

Alvenaria estrutural com blocos de concreto (13/09/2010)
ABCP - Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto

A alvenaria estrutural com blocos de concreto permite a construção desde residências térreas e edificações de diversas alturas até hipermercados e indústrias. Uma das diversas vantagens que este sistema construtivo oferece é a redução do volume de resíduos gerados na obra, das horas de trabalho da mão-de-obra e do consumo de alguns materiais, como madeira, aço e revestimento.

Essa tecnologia, que vem sendo bastante difundida e usada pelo mercado, oferece diversos benefícios, como a facilidade e a racionalização da execução, precisão dimensional, maior economia final da edificação e elevada resistência e durabilidade. Uma outra vantagem é a de abrigar as instalações elétricas nos seus vazados, eliminando a etapa de rasgos nas paredes, que conduz ao desperdício de material e ao retrabalho.

Considerando todas essas vantagens, a alvenaria estrutural com blocos de concreto oferece uma economia de aproximadamente 15% no custo final da obra, comparado às demais alternativas.

Atualmente, a tecnologia permite agregar estética e cores aos blocos de concreto. O bloco stone (que imita rocha e pedras lavadas), blocos ornamentais de arrimo (que compõem o jardim) e o bloco comum pigmentado são alguns exemplos que vêm sendo muito adotados por arquitetos.

Para que uma obra em alvenaria estrutural com blocos de concreto tenha qualidade e viabilidade econômica, são imprescindíveis três fatores: o planejamento prévio, a qualidade dos materiais (Selo de Qualidade para blocos de concreto da ABCP) e a qualificação da mão-de-obra.