Informação Técnica - Artigos

Alvenaria de vedação com blocos de concreto (13/09/2010)
ABCP - Alvenaria de Vedação com Blocos de Concreto

Com o objetivo de fechar os vãos das edificações, a alvenaria de vedação com blocos de concreto possui diversas vantagens na construção de um empreendimento. Uma delas é que, usando o bloco de concreto, permite-se a passagem de tubulações destinadas às instalações elétricas, telefônicas e sanitárias sem a necessidade do quebra-quebra da parede, já que o bloco é vazado e os tubos passam entre as peças.

Outras vantagens podem ser encontradas nesse sistema construtivo, como a facilidade da gestão do empreendimento e a economia gerada na obra. O uso do bloco de concreto na vedação oferece redução do entulho gerado na construção, menor carga horária da mão-de-obra e uma utilização menor de argamassa de assentamento, proporcionando uma redução de até 40% do custo total do edifício, não considerando gastos oriundos da interface com outros subsistemas.

Comparado ao brinquedo Lego, onde as crianças podem montar casas e prédios através do encaixe das peças, a alvenaria de vedação racionalizada é altamente compatível entre projetos complementares, mas necessita de um bom planejamento da obra e mão-de-obra capacitada. Qualidade, desempenho, precisão dimensional, limpeza e organização do canteiro de obra e facilidade de alinhamento também são outros pontos fortes desse sistema construtivo.