Informação Técnica - Normas

NBR 8949:1985 - Paredes de alvenaria estrutural - Ensaio a compressão simples (13/09/2010)
ABCP - Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto

Objetivo
Esta norma prescreve o método de preparo e de ensaio de paredes estruturais submetidas à compressão axial, construídas com blocos de concreto, blocos cerâmicos ou tijolos. Conjuntamente com as paredes serão preparados e ensaiados os blocos, a argamassa de assentamento e o graute.

Pontos relevantes
- A construção da parede deve ser feita entre 2 guias para garantir a verticalidade, pelos mesmos materiais da obra e pelo mesmo pedreiro.

- A dimensão mínima da parede é de 1,20m de largura e 2,60m de altura.

- Quando houver grauteamento, este deve ser feito em etapas, com altura não superior a 1,40m, e após 24 horas do assentamento dos blocos.

- O ensaio deve ser feito aos 28 dias em 3 corpos-de-prova, analisando separadamente os blocos, a argamassa e o graute.

- Os resultados devem ser apresentados com a indicação dos parâmetros de resistência e deformabilidade das paredes.

- Do relatório do ensaio deve constar: tipo de alvenaria, características gerais da construção, condição de cura, data da construção e ensaios, tensão de ruptura média de blocos, de argamassa e de graute, tensão de escoamento das armaduras, carga de ruptura de paredes, carga da primeira trinca, descrição do modo de ruptura das paredes e gráficos de carga x encurtamentos e cargas x flechas.

Riscos do não atendimento
- O ensaio à compressão simples é importante para validar os valores de resistências dos prismas, principalmente quando são propostas novas famílias de blocos, com espessura de parede e dimensões ainda não consagradas.

- Caso a parece possua algum elemento que não atenda à sua norma individual ou mesmo que a parede como um todo não tenha resistência mínima exigida para a obra, podem ocorrer trincas, desabamentos e sérios problemas estruturais.