Notícias

Curso dá dicas de como iniciar o próprio negócio na construção

Fernanda Gomes

Cerca de 30 pessoas participaram do programa que mostrou como abrir e manter uma indústria de artefatos de concreto

Investimento, análise de custo e benefício, materiais, equipamentos, mão de obra, entre outros dados importantes para a montagem de uma fábrica de produtos pré-moldados foram destacados durante o curso de "Diretrizes básicas para dimensionamento e implantação de pequenas e médias indústrias de artefatos de concreto", no dia 18, no auditório multimídia da Findes -Federação das Indústrias do Espírito Santo.

O curso deu dicas e informou sobre a implantação de uma indústria de artefatos, em áreas diversas como produção de blocos, pavers, telhas, tubos e pisos. Cerca de 30 pessoas, entre interessados e empresários do setor de artefatos de concreto participaram do curso, que apresentou informações básicas e fundamentais para abrir e manter o funcionamento de uma empresa, mesmo que de pequeno porte.   

Com um número crescente de pessoas que buscam abrir o próprio negócio, a realização de ações deste tipo é importante para manter os profissionais e indústrias atualizados, segundo o consultor em tecnologia de concreto que ministrou o curso, Idário Fernandes. “Atividades sobre o assunto são importantes para o setor que anda carente de informações técnicas. Um dos desafios é informar o mercado, principalmente o consumidor, sobre as vantagens em se utilizar blocos que atendam as especificações de norma e as desvantagens em se empregar o produto informal”, enfatizou.

Para o presidente do Sinprocim - Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Espírito Santo, Dam Pessotti, o curso é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. “É um programa que permite que qualquer tipo de empresa consiga se capacitar, ao mostrar todas as etapas para implantar uma fábrica, desde a montagem até a entrega de produção”, destacou.

PDE-ES

O instrutor do curso, Idário Fernandes, mencionou e parabenizou o PDE-ES – Programa de Desenvolvimento Empresarial pelas ações desenvolvidas no Estado. “O programa no Espírito Santo é o que mais se destaca no cenário nacional. Em conjunto com o Sinprocim-ES, a ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland e o Sebrae-ES, o PDE-ES promove uma ação local focada e forte, que vem rendendo frutos, como a união das empresas, em que um auxilia o outro e o resultado geral é o crescimento da cadeia produtiva”, ressaltou.

A ação foi realizada pelo PDE-ES, com o apoio do Sinprocim-ES, da ABCP, do Sebrae-ES e da Findes.

 

 

Acompanhe as ultimas noticias do pólo: ES

Capixabas rumo ao Concrete Show 2012 (27/8/2012)
PDE-ES - ES - Mercado

Curso dá dicas de como iniciar o próprio negócio na construção (24/5/2012)
Fernanda Gomes - ES - 3

Workshop aponta soluções para setor de artefatos de concreto (22/5/2012)
Fernanda Gomes - ES - Mercado

Saiba como abrir o próprio negócio no ramo da construção (18/5/2012)
ABCP - ES - Mercado

PDE-ES inicia consultorias técnicas (11/5/2012)
ABCP - ES - Notícias

PDE-ES visita polos do Rio de Janeiro e Salvador (11/4/2012)
ABCP - ES - Notícias

Mais qualidade aos blocos e pisos intertravados no ES (31/1/2012)
ABCP - ES - Mercado

1º Encontro de Fabricantes de Artefatos de Concreto – Regiões Norte e Noroeste do ES (21/7/2011)
ABCP - ES - 3


Ir para o índice

Voltar