Notícias

Workshop aponta soluções para setor de artefatos de concreto

Fernanda Gomes

Com o objetivo de discutir soluções e aprimorar o planejamento para o desenvolvimento do segmento, empresários do setor se reuniram em 30 de janeiro de 2012 para o 1º Workshop de Fabricantes de Artefatos de Concreto do Espírito Santo, em Vitória. O evento fez parte do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) em parceria com o Sinprocim-ES, Sebrae-ES e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

O encontro serviu como um diagnóstico do segmento no ano de 2011. O engenheiro e consultor Davidson Deana visitou cada uma das fábricas que integraram o PDE em 2011. Em sua palestra, ele mostrou a evolução tecnológica da atividade e pontos que as empresas precisam trabalhar mais, como ajustes no processo da matéria-prima, armazenamento e controle dos produtos, moldagem e cura. Deana ainda aproveitou para distribuir aos empresários, individualmente, os resultados de suas respectivas fábricas, fruto das visitas feitas durante o ano passado.

Para o presidente do Sinprocim, Dam Pessotti, apesar de os gráficos mostrados indicarem que há espaço para evoluir, a participação de fabricantes de diversas regiões do Estado contribui para alavancar o setor. “Há dois anos, esse estudo era voltado apenas para empresas da Grande Vitória. Fábricas do interior tinham dificuldades, pois erravam por falta de conhecimento. Com essa ação, pretendemos ajudar essas indústrias a melhorarem, possibilitando o acesso a novas informações para que também possam se desenvolver”, comemorou Pessotti.

Dúvidas e preocupações

Outro objetivo do encontro foi tirar as dúvidas dos empresários sobre qualidade e normatização dos produtos. O engenheiro Anderson Oliveira, explicou a importância em fabricar apenas produtos que estejam dentro das normas da Associação Brasileira de Norma Técnica (ABNT). Os ajustes no processo de fabricação fazem com que a empresa ganhe em competitividade, pois permite uma economia de 10% a 30% nos custos de produção dos blocos. “O empresário consegue oferecer ao mercado um produto melhor e por um preço mais competitivo”, explicou.

O engenheiro ainda aproveitou a ocasião para fazer um alerta quanto à fiscalização do Inmetro, iniciada em fevereiro, com base na portaria 15/11, sobre os quesitos dimensionais dos blocos de concreto. Com isso, as empresas que não estiverem com seus produtos de acordo com a norma NBR 6136:2007, correm o risco de serem autuadas.

 

Acompanhe as ultimas noticias do pólo: ES

Capixabas rumo ao Concrete Show 2012 (27/8/2012)
PDE-ES - ES - Mercado

Curso dá dicas de como iniciar o próprio negócio na construção (24/5/2012)
Fernanda Gomes - ES - 3

Workshop aponta soluções para setor de artefatos de concreto (22/5/2012)
Fernanda Gomes - ES - Mercado

Saiba como abrir o próprio negócio no ramo da construção (18/5/2012)
ABCP - ES - Mercado

PDE-ES inicia consultorias técnicas (11/5/2012)
ABCP - ES - Notícias

PDE-ES visita polos do Rio de Janeiro e Salvador (11/4/2012)
ABCP - ES - Notícias

Mais qualidade aos blocos e pisos intertravados no ES (31/1/2012)
ABCP - ES - Mercado

1º Encontro de Fabricantes de Artefatos de Concreto – Regiões Norte e Noroeste do ES (21/7/2011)
ABCP - ES - 3


Ir para o índice

Voltar