Notícias

Gestão financeira ajuda na redução de custos de fabricantes de bloco

ABCP

A ABCP e o Sebrae/RJ promoveram uma Oficina de Finanças, que reuniu empresários do setor de blocos de concreto no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Empresarial 2010 (PDE), que é voltado para o desenvolvimento estruturado dos fabricantes e, consequentemente, do mercado de blocos de concreto no Brasil.

Na ocasião, foi utilizado um programa que simula um plano de negócios de uma empresa produtora de blocos, com informações. Durante a oficina, os participantes foram divididos em grupos e tiraram dúvidas sobre a gestão financeira, cada um representando fábricas de diferentes tamanhos e com os valores reais de mercado. “O importante foi a contribuição do programa financeiro na dinâmica entre os grupos, proporcionando a tomada rápida de decisão”, explica o gerente da Regional RJ, Eduardo D’Ávila.

Segundo o consultor do Sebrae/RJ, da QPC, Henrique Amigo, que desenvolveu um programa de finanças específico para fábricas de blocos, diz que o resultado final foi surpreendente. "Simulamos a montagem do plano de negócios, passando por concorrência, preços e análises técnicas. Nesta fase priorizo o conhecimento sobre custos, depois incluo as técnicas de redução”, analisa.

De acordo com o presidente da BlocoBrasil e participante do PDE/RJ, Marcelo Kaiuca, o programa é essencial para um empreendedor do ramo. “Mesmo a minha empresa sendo de um porte maior, participo do programa porque amplio a visão dos custos da fábrica”, diz.
Para Eduardo D`Ávila, a evolução do grupo no PDE, nos últimos três anos, foi percebida pelo mercado. "Isso contribuiu para que o bloco de concreto estrutural se tornasse mais usado em relação à cerâmica, assim como o piso intertravado nos condomínios residenciais e loteamentos, segundo dados da Prefeitura do RJ", conclui o engenheiro.

“É importante o empresário ver onde gasta o dinheiro dele, para abandonar a formação empírica e ver o custo fixo evariável do bloco de perto” - Henrique Amigo, consultor do Sebrae/RJ

 

Acompanhe as ultimas noticias do pólo: RJ

3º Encontro de Fabricantes de Lajes de Concreto do Rio de Janeiro (22/9/2011)
ABCP - RJ - 3

17º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto do Rio de Janeiro (18/8/2011)
ABCP - RJ - 3

16º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto do Rio de Janeiro (3/5/2011)
ABCP - RJ - 3

Produção de blocos de concreto no Rio de Janeiro cresce 220% (29/04/2011)
Jornal DCI Online/BR - RJ - Notícias

15º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto do Rio de Janeiro. (30/11/2010)
ABCP - RJ - Notícias

FIRJAN e ABCP juntas em evento pela acessibilidade (01/10/2010)
ABCP - RJ - Mercado

Gestão financeira ajuda na redução de custos de fabricantes de bloco (01/10/2010)
ABCP - RJ - Notícias

Treinamento movimenta setor da construção do Rio de Janeiro (01/10/2010)
ABCP - RJ - Mercado


Ir para o índice

Voltar