Notícias

Fabricantes de Blocos de Concreto discutem processos de fabricação e estratégias de negociação

ABCP

Separar as pessoas do problema. Inventar ações de ganhos múltiplos. Insistir em critérios objetivos. Concentrar-se nos interesses e não nas posições. Esses são os quatro princípios da negociação, segundo o professor Marcelo Gantois, primeiro palestrante do 10º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto da Bahia, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 22, no Hotel Tulip Inn, em Salvador. Nove empresas do ramo, participantes do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), estavam no encontro, que teve como principal objetivo contribuir para a melhoria continua dos processos de fabricação e gestão empresarial, além de apresentar a programação de atividades anual. O PDE, lançado em 2008, é realizado pela Associação Brasileira de Cimento Porland (ABCP) e conta com o apoio do Sebrae, Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento (SINPROCIM), Bloco Brasil e Comunidade da Construção.

O professor Marcelo Gantois apresentou o tema negociação como um processo que passa pelas fases de entrada, execução e saída e precisa estar presente em todos os aspectos das relações humanas. “A eficácia da negociação é medida pelos seus resultados. No mundo competitivo, as duas partes querem sair ganhando”, explica Marcelo Gantois. A escolha do tema foi aprovada pelos participantes. “A proposta de apresentar um assunto tão presente em nossa rotina agregou bastante. Estou sempre em negociação com clientes e fornecedores e essas dicas mudam a abordagem”, diz a sócia-diretora da Bahia Block, Riklínia Dourado.

Alexandre Pedral, diretor do empreendimento Bairro Novo Bahia, apresentou a palestra Paredes de Concreto x Alvenaria com Blocos de Concreto. O engenheiro mostrou as vantagens de cada pré-fabricado, além de afirmar que a escolha do sistema construtivo mais adequado influencia na logística da obra, na diminuição do desperdício, eliminação de retrabalho, aumento de produtividade e redução de mão-de-obra. Ricardo Falcão, diretor da Geo Paver, participa do programa há quatro meses e já constata as mudanças ocorridas na empresa. “Percebo que a cada encontro existe um ganho efetivo para a empresa. Hoje foram apresentados dois assuntos do maior interesse. Um está internamente ligado ao processo de fabricação e o outro aplicamos diariamente nas relações de negócio”, afirma.

Para finalizar o encontro, a representante regional ABCP apresentou o cronograma de ações para 2011. Entre as atividades expostas, estão visitas técnicas, oficinas de competitividade, curso de produção de blocos, missão técnica nacional ou internacional. A ABCP também apresentou aos participantes do Programa de Desenvolvimento Empresarial o relatório financeiro e de atividades de 2010. “Em três anos de PDE, registramos a diminuição de 8% em perdas nos processos produtivos, além do aumento de produtividade, faturamento e maior participação de mercado das empresas integrantes do programa”, avalia Hirlene Pereira, gestora do projeto de Construção Civil, no Sebrae Bahia.
 

 

Acompanhe as ultimas noticias do pólo: BA

15º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto da Bahia (14/12/2012)
ABCP - BA - 3

14º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto da Bahia (2/8/2012)
ABCP - BA - 3

Missão técnica baiana em Belo Horizonte (27/12/2011)
ABCP - BA - Mercado

12º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto da Bahia (6/12/2011)
ABCP - BA - 3

Fabricantes de Blocos de Concreto discutem processos de fabricação e estratégias de negociação (28/03/2011)
ABCP - BA - 3

9º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto da Bahia (29/11/2010)
ABCP - BA - Notícias

Reunião extraordinária entre fabricantes de blocos do PDE Bahia (15/09/2009)
Gabriela Saraiva - BA - Notícias

Fabricantes de blocos de concreto da Bahia marcarão presença no Concrete Show 2009 (24/08/2009)
Juliana Chaves - BA - 3


Ir para o índice

Voltar